Espuma da Cerveja influencia no sabor?
Não tem nada que divide mais opiniões numa mesa de bar quanto a espuma da cerveja. Também chamada de creme, ela é amada por uns e odiada por outros. Mas pra que será que ela serve?
Os verdadeiros apreciadores certamente sabem que não é apenas para deixar o copo com um visual mais bonito. Ela também faz toda a diferença no sabor e na qualidade da bebida.
Então, a primeira coisa que eu quero te dizer é que é muito importante deixar o colarinho na sua cerveja. Quer descobrir porque e saber o motivo de cada estilo apresentar uma formação de espuma diferente?
Vem comigo!
Neste post
O que é a espuma da cerveja?
Tem muita bebida que forma espuma, como os refrigerantes e os espumantes. Porém, o diferencial da espuma da cerveja é que ela permanece mesmo após o primeiro gole.
Isso é muito importante para manter o sabor e o amargor, principalmente no caso das cervejas artesanais. Mas se você não tem nem ideia do que ela é formada, eu te explico. É uma junção dos ácidos do lúpulo e das proteínas contidas na bebida.
Pode reparar que ela é bem persistente e quando o líquido é bebido devagar, essas substâncias tendem a grudar na parede do copo, formando o que chamamos de rendado belga, ou belgian lacing.
Encontre aqui vários estilos de cervejas artesanais mineiras.
Qual a função da espuma da cerveja?
Já disse ali em cima que ela mantém o sabor e o amargor da cerveja, sendo de fundamental importância para uma melhor degustação.
Mas você sabia que ela também ajuda na liberação dos aromas e a manter a temperatura da bebida no copo? Cerveja com espuma significa cerveja gelada por mais tempo, pois o colarinho evita que a bebida entre em contato com o ar. E, sendo assim, também evita a oxidação do líquido que, quando ocorre, gera um sabor desagradável, a famosa “cerveja choca”.
Aqui no Brasil, as pessoas têm o péssimo hábito de pedir cerveja sem espuma porque elas acham que, assim, vão ganhar mais líquido. Mas a realidade é que só estão desperdiçando uma oportunidade de apreciar a verdadeira bebida. Uma boa alternativa, usada no exterior e que já está sendo adotada por algumas cervejarias artesanais do Brasil, é fazer copos com marcação da quantidade de bebida que devem receber e o restante fica para a espuma da cerveja.
Então, todas as cervejas devem ser cheias de espuma?
É verdade que a cerveja sem nenhuma espuma, ou com o colarinho muito ralo, pode apresentar defeito na fabricação. Mas fique tranquilo porque a formação de espuma varia de estilo para estilo, justamente pela diferença entre os níveis de amargor, modo de preparo, fermentação e ingredientes.
Você pode ver nosso guia completo de cervejas artesanais para entender melhor as características de cada uma. Mas a grosso modo, posso te dizer que cervejas do estilo inglês, como a IPA, formam pouca espuma e ela acaba rápido. Já as que vem do estilo belga formam muito creme e eles perduram por um bom tempo.
Na Witbier, que possui baixa presença de lúpulo, a espuma da cerveja não será tão marcante. Esse também é o caso da Stout, cerveja escura que apresenta fermentação diferenciada.
Outra dica é que quanto mais alcoólica é a cerveja, menos espuma ela tem, pois o álcool diminui a tensão superficial.
Na foto abaixo, você consegue ver estilos diferentes da cerveja Jybá e perceber os diversos níveis de formação de espuma da cerveja.
O copo usado para beber cerveja influencia na formação de espuma?
Principalmente para cerveja artesanal, o copo faz muita diferença na formação de espuma. O copo Weizen, por exemplo, suporta muita espuma. Já o Pint não foi feito para isso.
Veja mais sobre o copo ideal para cada estilo de cerveja
A sujeira do copo é um problema que mata a espuma da cerveja. Copos mal lavados, com resíduos de sujeira ou, até mesmo de detergente, facilitam a formação de saponáceos, que espantam a presença do colarinho.
Minhas dicas para a lavagem dos copos são:
- Lave sempre a mão, com detergente neutro e utilizando o lado liso da esponja;
- Deixa enxugar naturalmente. Os fiapos deixados pelos panos de prato, mesmo quando não são vistos a olho nu, atrapalham na formação da espuma.
Usando esse mesmo raciocínio, se você estiver comendo um alimento muito gorduroso ou estiver usando batom, a espuma também vai embora.
Como formar uma boa espuma?
Para formar o seu colarinho da maneira correta derrame, cuidadosamente, a cerveja até a metade do copo em um ângulo de 45º. Então, afaste-o e deixe que a espuma seja produzida naturalmente, já com o copo na vertical.
Ela é ótima para a degustação, mas tenha cuidado para não exagerar. A quantidade ideal é de 3 cm, o que equivale a, aproximadamente, dois dedos.
Gostou das dicas que eu dei nesse artigo sobre a formação de espuma da cerveja? Quem pode imaginar que usar batom atrapalha na formação do colarinho? Tenho certeza que essa e mais algumas das informações que encontrou aqui você nem imaginava.
Não deixe de compartilhar esse post com os seus amigos cervejeiros para que eles possam aprender também. E agora me conta, como você gosta do colarinho?
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.