Como Escolher uma Cachaça Boa (Guia Completo)
A Cachaça é uma bebida tipicamente nacional, mas também tem se fortalecido fora do país. É por isso que a profissão de sommelier de cachaça (ou cachacista) surgiu. Esse profissional qualificado conhece as características da bebida e é capaz de dizer se está provando uma cachaça boa ou simplesmente um produto de má qualidade, além de saber perfeitamente como harmonizar a bebida com diferentes pratos.
Mas se você não é sommelier, não se preocupe. Com as nossas dicas você vai saber comprar uma boa cachaça. Vamos ver?
Neste post
- Cachaça é igual pinga?
- O que saber antes de comprar uma cachaça
- O que uma cachaça precisa ter para ser considerada Premium?
- O que analisar depois de ter comprado uma Cachaça Boa
- A melhor maneira de apreciar cachaça
- Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não!
- Está procurando uma cachaça boa para comprar?
Cachaça é igual pinga?
É importante acabarmos com aquele costume de discriminar as pessoas que apreciam uma cachaça boa. Em primeiro lugar, porque elas não são as mesmas pessoas que tomam aquela pinguinha de bar.
Cachaça e pinga são dois produtos bem diferentes! A pinga é um produto sintético, que tem apelo comercial e é vendido em larga escala por um preço bem baixo. Por isso, é lotada de produtos químicos.
Já a cachaça é produzida a partir da fermentação natural da cana de açúcar. É um produto nobre, de alambique e não tem nenhum aditivo químico. Seu sabor deve ser valorizado, pois é completamente diferente e mil vezes mais gostoso.
Diz a lenda que, após a proclamação da república, D. Pedro I brindou a independência brasileira com cachaça. Se é verdade, não sabemos. Mas eu não duvido nada! E não sou só eu que não duvido. Em comemoração aos 500 anos do Brasil, o então presidente Fernando Henrique Cardoso fez um brinde a D. Pedro I com Cachaça, representando a relação amistosa que Brasil tem, hoje em dia, com Portugal.
Além desse feito, FHC ainda assinou o Decreto Nº 4.062, de 21 de Dezembro de 2001, que oficializou o nome cachaça, dizendo que ele só pode ser dado às bebidas produzidas no Brasil! Muito chique, né?
O que saber antes de comprar uma cachaça
Como eu disse anteriormente, há inúmeros apreciadores da cachaça boa e elas podem ser produzidas e envelhecidas em diversos barris. Alguns exemplos que comercializamos na Lojinha Uai são em barris de: carvalho, umburana, jequitibá rosa, bálsamo, castanheira e amendoim.
Clique aqui para comprar nosso kit com 6 cachaças
Preste atenção nas informações do rótulo
Antes de sair comprando uma cachaça que chamou sua atenção, leia as informações do rótulo. A parte de trás dos rótulos das garrafas devem conter o número de registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Isso indica que a cachaça foi produzida seguindo às regulamentações pré estabelecidas pelo órgão e não em casa sem nenhum controle de qualidade.
Tão importante quanto essa informação, é preciso checar se o produto tem o selo de recolhimento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
O lacre da Receita Federal indica que aquela marca de cachaça paga seus impostos regularmente. Tenha muita atenção, pois isso garante que você não compre de nenhuma produção clandestina e sem fiscalização. No entanto, as embalagens menores (de bolso e miniatura) estão isentas de terem o selo.
O que uma cachaça precisa ter para ser considerada Premium?
Uma cachaça boa ainda precisa de mais alguns fatores para ser considerada premium. Nesse caso, a destilação correta é feita em alambique de cobre. Ela ainda precisa conter 100% de aguardente de cana ou cachaça envelhecida por, no mínimo, um ano em tonéis de madeira.
No caso da Cachaça da Pedra, a destilação ocorre em alambique de cobre e o envelhecimento da Cachaça Ouro é de 2 anos.
O que analisar depois de ter comprado uma Cachaça Boa
Prestando bastante atenção no rótulo, você não corre o risco de errar. Mas alguns pontos ainda podem ser analisados depois de já ter comprado uma cachaça boa.
Uma cachaça boa deve ser limpa
Um dos processos analisados pelo controle de qualidade na fabricação da cachaça pelo MAPA, conforme falei ali em cima, é o processo de filtragem. Ao despejar a cachaça em um copo, seja ela branca ou envelhecida, observe a clareza do líquido. Ele deve ser de um cristalino puro e sem nenhum resíduo em suspensão.
Sinta o aroma agradável da cachaça
Apesar de ser bem alcoólica, a cachaça não pode ser agressiva. Diferentemente da pinga, o aroma da cachaça boa não arde as vias respiratórias e nem nos faz lacrimejar. Ele é bem agradável, frutado e levemente adocicado.
A melhor maneira de apreciar cachaça
Ao dar um gole na sua cachaça boa, deixe-a na boca por alguns segundos. Assim, a agressividade inicial do álcool passa e ela não desce queimando a garganta. Dessa maneira, o que permanece é uma sensação agradável de calor e muito sabor, é claro.
Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não!
Em último lugar, mas não menos importante, observe a viscosidade da Cachaça. Eu nem preciso dizer que ela deve ser diferente da viscosidade da água. Isto é, ao servir, ela deve escorrer lentamente da garrafa.
Há também um outro costume muito comum entre os degustadores. Eles agitam a garrafa antes de abrir para observar a quantidade de bolhas formadas. Quanto maior for a quantidade, melhor é a cachaça. Muitos chamam essas bolhas formadas de rosário.
Está procurando uma cachaça boa para comprar?
Se você está procurando uma cachaça boa para comprar, vai gostar das variedades que eu tenho para te mostrar. A minha indicação é a Cachaça da Pedra, produzida na cidade de Pedralva, em qualquer uma de suas versões.
A Cachaça produzida em Pedralva tem a fama de ser a melhor do país e isso não se deve apenas a tradição a cidade em produzir a bebida desde o século XVIII não. Essa fama também se deve ao clima e terra boa usufruído pela região, que fica aos pés da Serra da Mantiqueira, que são capazes de proporcionar as melhores características.
Além da cachaça boa da Pedra ter todas as características que eu mencionei anteriormente, ainda é sustentável. 60% do açúcar contido na cana é utilizado na produção e o restante fica no bagaço que vai alimentar o gado, para posteriormente servir de biogás que alimenta as caldeiras que fazem a cachaça.
Tem a branca tradicional, a ouro envelhecida por 2 anos em carvalho e as edições limitadas que são descansadas em tonéis de bálsamo, jequitibá rosa, castanheira, umburana e amendoim.
E sabe qual que é o melhor? Existem vários tamanhos, que variam de garrafas com 670 ml até as miniaturas que contém 50 ml. E se você ainda quiser presentear alguém especial, a versão com 500 ml acompanha caixa presenteável e um lindo copinho de shot feito de vidro. É demais!!
Para comprar, acesse esse link ou clique na imagem abaixo para ser direcionado para o nosso site.
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.