Como plantar suculentas e cuidar em casa
Mesmo com a rotina corrida, você sente vontade de cultivar um pequeno jardim em casa? Então, chegou a hora de aprender mais sobre as plantas indoor com esse guia de como plantar suculentas.
Além de darem um ar da graça na sala e no quarto e um up em toda decoração, elas não exigem muito tempo e cuidados. Nos dias atuais, onde se fala muito em sustentabilidade e consumo consciente de água, elas são também as melhores alternativas para seu jardim interno.
Hoje, a Lojinha Uai traz um manual completo sobre os tipos de cactos e suculentas, bem como as melhores dicas para cuidar das plantinhas.
O que são suculentas?
Originárias da África, as suculentas fazem parte de um grupo de plantas que retém muito líquido tanto nas raízes quanto nos caules, troncos ou folhas. Por isso, são as preferidas de quem vive uma rotina corrida e não tem muito tempo para fazer manutenções no jardim e regar as plantinhas. Mas, atenção, elas precisam da incidência de luz solar.
Já foram catalogadas mais de 22 mil tipos diferentes de suculentas. Apesar de serem comumente confundidas com os cactos, os dois são bem diferentes, como veremos a seguir.
Diferença entre Cactos e Suculentas
A verdade é que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. Falando assim, parece complicado diferenciar, mas existem algumas características bem distintas entre eles.
A principal é que os cactos possuem aréolas – pequenos círculos de onde saem os espinhos. Além disso, não possuem folhas e alguns são cobertos de pelos e podem dar flores quando adultos, geralmente uma vez por ano.
Já as suculentas são plantas mais gordinhas e as mais populares que encontramos no Brasil são a Babosa e a Espada de São Jorge.
Como plantar suculentas?
Assim como os bonsais, as suculentas e os cactos crescem de acordo com o espaço que possuem. Com isso, a boa notícia é que é muito fácil replantá-las daquele vasinho plástico que veio da floricultura – que geralmente, é de cor preta, simples e feio – para vasos de barro. Esses últimos, são os melhores para a adaptação da suculenta, pois eles mantém a terra fresca por muito mais tempo.
Fomos atrás de fotos de um passo a passo simples para mostrar pra vocês e encontramos algumas bem legais no blog O Mundo da Jess. Em primeiro lugar, não escolha um vaso fundo, pois as suculentas têm raízes curtas.
Adicione um pouco de terra ou argila no fundo do vaso e faça pequenos furinhos para a água penetrar. Então, coloque a suculenta e acrescente mais terra por cima, sempre moldando ao redor. Bem simples, não é mesmo?
Elas demandam pouca manutenção. Regar uma vez por semana durante o verão já é o suficiente. No inverno, pode ser a cada quinze dias. Porém, deixe os vasinhos próximo a janelas, com bastante incidência de luz solar. O ideal é que o local tenha também boa circulação de ar, pois elas crescem melhor em ambientes arejados. Por isso, são ótimas opções para ser colocadas na varanda gourmet de seu apartamento.
Você não precisa podar as suculentas e, quanto a adubação, ela pode ser realizada de três em três meses.
Aliás, para as suculentas “morarem” bem e crescerem ainda mais felizes e bonitas, que tal bonequinhas nos vasos? Você encontra para comprar na nossa lojinha e pode garantir a sua e até presentear as amigas queridas.
A melhor forma de aprender a como plantar suculentas é tentando até que ela se adapte ao seu ambiente. Mas a verdade é que você vai viciar nessas fofuras.
E você gostou das nossas dicas e da sugestão de vasinhos? Então, compartilhe esse artigo com os seus amigos para eles também aprenderem.