Azeite de oliva em jejum: Descubra 3 motivos para aderir a essa prática
Certamente, você está acostumado a utilizar esse óleo em saladas, massas ou para regar alguns pratos, porém nunca pensou em beber azeite de oliva em jejum.
Apesar de muitas pessoas torcerem o nariz só de pensar, a notícia que daremos é ótima: essa prática é muito benéfica à saúde e pode ser deliciosa, principalmente quando se trata de azeites com baixa acidez e orgânicos.
Em busca de práticas que melhoram a qualidade de vida, esse hábito está se tornando cada vez mais comum e só o que você deve fazer é encher uma colher de sopa de azeite de oliva extra virgem e espremer um pouquinho de limão.
Bem simples, não é mesmo? Daí é só tomar e esperar meia hora para iniciar o café da manhã.
Mostraremos a seguir três motivos que, sem dúvida, irão te convencer a tomar também.
Vamos ver?
Neste post
Beber azeite de oliva em jejum melhora a função cognitiva
Além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a saúde cardiovascular, como você bem sabe, o azeite de oliva em jejum melhora a função cognitiva e ingeri-lo logo de manhã nutre o cérebro e as membranas celulares que o compõem.
O azeite, com seus inúmeros nutrientes e ácidos graxos, é um grande aliado na melhora da memória e no combate a doenças degenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.
Embora a causa dessa doença não tenha sido completamente desvendada, as mais estudadas são os emaranhados neurofibrilares e as placas beta-amiloide, que se acumulam no cérebro e atrapalham a comunicação das células nervosas.
Nesse sentido, ingerir o azeite de oliva em jejum auxilia na oxigenação do cérebro, impedindo a formação desses elementos prejudiciais.
Além disso, é também comprovado que diminui o risco de depressão, juntamente com outros alimentos que fazem parte da dieta Mediterrânea. Isso ocorre porque é um alimento rico em nutrientes e antioxidantes, pois a alimentação desregrada ocasiona o que chamamos de “estresse oxidativo”, que é a incapacidade do corpo de se livrar das impurezas sozinho, o que ocasiona o declínio cognitivo.
Sendo assim, o azeite extravirgem é um importante aliado contra essa doença seríssima que afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Encontre aqui os Melhores Azeites produzidos em Minas Gerais.
Desintoxique o organismo bebendo azeite de oliva em jejum
Devido ao método de produção do azeite extra virgem, com temperaturas dos lagares rigorosamente controladas, toma-lo em jejum faz com que nossa digestão e nosso metabolismo funcionem mais rapidamente, purificando e estimulando o bom funcionamento do estômago.
A gordura boa proveniente do azeite age como um laxante natural, prevenindo, sobretudo, a prisão de ventre e fazendo com que os nutrientes dos alimentos sejam mais bem absorvidos ao longo do dia.
Ele também ajuda a limpar o fígado e todos os sistemas internos do nosso corpo, eliminando as toxinas e impurezas ao longo deste processo.
Azeite de oliva emagrece
A colher de sopa repleta de azeite matutina é muito poderosa, pois possui uma grande quantidade de ácido oleico, que é responsável por transmitir a sensação de saciedade para o nosso cérebro, sendo capaz de inibir o apetite.
Portanto, é queridinho das nutricionistas, sendo muito indicado para aquelas pessoas que estão em fase de reeducação alimentar.
E se você quer saber mais, o azeite extra virgem reduz as gordurinhas localizadas, principalmente na região abdominal.
Como contém propriedades antioxidantes que melhoram o aspecto da pele, ele também consegue disfarçar as estrias se aplicado nas regiões marcadas, pelo menos, duas vezes ao dia.
Isso não é ótimo?
Quando montamos nossa empresa, definimos como um dos valores primordiais a reeducação alimentar, através de alimentos sem conservantes e aditivos químicos e, por isso, aqui no blog sempre te mostramos opções para uma alimentação equilibrada e saudável.
Nesse post, foi a vez de explicar como tomar azeite de oliva em jejum pode fazer verdadeiros milagres para o seu organismo, tanto externamente no combate às gorduras, quanto internamente melhorando funções cognitivas e auxiliando para o melhor funcionamento de todos os órgãos.
Se você quer comer melhor e melhorar sua qualidade de vida, continue acompanhando o nosso blog e curta nossa página no Facebook para receber mais dicas como essa.
Até mais!
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.