Azeite orgânico: Um roteiro gastronômico pela Fazenda Verde Oliva
Já vimos aqui no blog os inúmeros benefícios do azeite de oliva extra virgem, porém você consegue imaginar como eles se multiplicam quando se trata também de um azeite orgânico?
Infelizmente, a degradação do meio ambiente é um assunto que se encontra, cada vez mais, em alta e, portanto, a agricultura orgânica aparece como uma maneira sustentável de acabar com os impactos que ocorrem em nosso ecossistema.
Portanto, é nesse cenário que se destaca a Fazenda Verde Oliva, localizada no município de Delfim Moreira, sul de Minas Gerais, reconhecida e premiada pelo setor de Olivicultura brasileira por ter conquistado o primeiro Azeite extra virgem orgânico do país.
Então, vamos dar uma volta para conhecer o processo produtivo?
Neste post
Conheça a Fazenda Verde Oliva
A Fazenda Verde Oliva está localizada na cidade de Delfim Moreira, região Sul de Minas Gerais e, devido ao clima frio e solo propício da região, produz azeite extra virgem de altíssima qualidade e também amora e outras frutas orgânicas. Essas últimas, porém, ainda estão em processo de certificação.
Ela fica aberta de segunda a sexta e recebe turistas de todas as regiões do país, mediante visitas previamente agendadas.
Porém, você que mora longe e não pode comparecer a uma visita pessoalmente, vai descobrir tudinho sobre o processo produtivo lendo este artigo.
Encontre aqui o Azeite produzido pela Fazenda Verde Oliva.
Como o azeite orgânico começou a ser produzido?
A fim de estabelecer um projeto para a sua aposentadoria, e sabendo do potencial geográfico da região do Sul de Minas, o antigo proprietário Newton Kraemer Litwinski e sua esposa começaram a plantar azeitonas em sua fazenda.
Necessitando de cuidados diários, as mudas de oliveira, que foram inicialmente importadas, demoraram cerca de quatro anos para frutificarem e, em 2008, ocorreu a primeira colheita experimental, sempre contando com o apoio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais).
Hoje em dia, sob o comando de Luiz Yamaguti, a produção deu um salto gigantesco e possui o selo de primeiro azeite orgânico do país e, posteriormente, também do primeiro azeite biodinâmico, possuindo mais de 4.000 plantas em produção, o que corresponde a aproximadamente 13 toneladas de azeitona.
Conheça a produção do Azeite Orgânico Verde Oliva
A colheita das azeitonas acontece de janeiro a abril, meses em que elas atingem a coloração verde palha, e são selecionadas manualmente, num sistema conhecido como drupa a drupa, ou seja, azeitona por azeitona.
Com o auxílio de equipamentos de última geração, que foram importados da Itália, as azeitonas do tipo Arbequina, Grappolo e Koroneiki são armazenadas em tanques de aço inox em atmosfera de Nitrogênio, onde permanecem por 30 dias, para que haja decantação de eventuais resíduos do fruto.
Daí então, ocorre a extração no Lagar da própria fazenda, sem nenhum aditivo químico, garantindo um baixíssimo nível de acidez e peróxidos, que são 0,09% e 6,11 MEQ/KG respectivamente.
O azeite orgânico Verde Oliva apresenta uma alta concentração de oleopeina e polifenois, que são as substâncias responsáveis pelo azeite ser tão bom à saúde e, sobretudo, prevenir e combater uma série de doenças.
Além disso, todo o processo é fiscalizado pela ANVISA e a embalagem é um frasco de vidro de 250ml, envelopado na cor preta, o que bloqueia a luz, fazendo o produto não oxidar e garantindo a sua extrema qualidade.
Características do produto
Esse azeite, que é um artigo raro nas mesas, além da baixa acidez, possui sabor frutado, com notas de tomate maduro e amêndoas. Possui leve amargor e picância bem suave, sendo ideal para harmonizar com pratos leves, como é o caso de saladas, cozidos, sopas, risotos, queijo branco, peixes, pães leves e sobremesas de chocolate.
Todo esse trabalho descrito na produção do azeite orgânico já foi reconhecido e premiado a nível nacional. Ele já apareceu em matérias jornalísticas, como no Jornal Terra Viva, na TV filiada da Band.
E agora que você já deu um tour virtual pela Fazenda Verde Oliva, continue acompanhando o nosso blog para conhecer outras curiosidades da culinária de Minas Gerais.
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.