Café gelado em drinks: Três receitas que você precisa experimentar!
Um bom cafézim é tradição aqui em Minas e, se você está lendo este artigo, é porque, assim como nós, é um amante assumido dessa bebida e estava ansioso por encontrar receitas diferentes de café gelado para servir em todos os momentos possíveis.
É muito comum que a gente encontre opções repletas de açúcar, chantilly e tudo mais o que for calórico, mas você já imaginou combiná-lo com uma dose de álcool e preparar drinks refrescantes para este verão? Apesar de bem diferente, vale muito a pena testar a receita que mais te agradar. Fica uma delícia e você vai surpreender em reuniões com os amigos, happy hours e festinhas.
Aqui separamos as três melhores para você. Então, papel e caneta na mão e vamos começar.
Neste post
Caipirinha de Café
Você consegue pensar num drink mais mineirinho que esse? Tem não! E é super fácil, levando menos de 5 minutos. Quer aprender como fazer? Confira abaixo.
Ingredientes
- 1 limão;
- 50 ml de café expresso;
- 50 ml de cachaça;
- Açúcar a gosto;
- Muito gelo!
Modo de preparo
Em primeiro lugar, você deve macerar o limão com a quantidade de açúcar que preferir. Em seguida, acrescente os 50 ml de cachaça e coloque muito gelo – quanto mais, melhor!
Para finalizar, adicione a dose de café expresso e decore com raspas de limão.
Dica de ouro
A nossa sugestão para deixar o drink ainda mais gostoso é utilizar o café com aroma de chocolate da Lojinha Uai, pois o sabor adocicado vai contrastar muito bem com o azedinho da cachaça e do limão.
Encontre aqui Café com Aroma de Chocolate produzido no Sul de Minas.
Drink Café Gelado Brasileiro
Esse drink é bem docinho e tropical, sucesso que vai conquistar o seu paladar no próximo verão!
Ingredientes
- 50 ml de cachaça;
- 80 ml de leite gelado;
- 50 ml de café;
- Gelo;
- Um pouco de doce de leite e paçoca – para colocar ao fundo e bordear a taça
Modo de preparo
Para dar um visual mais bonito ao coquetel, use um copo long drink e preencha o fundo com um pouco de doce de leite cremoso e paçoca.
Então, bata em uma coqueteleira a cachaça, o leite, o café e o gelo. Quando estiver bem misturado, sirva na taça e, para finalizar, polvilhe canela em pó por cima e decore o copo com mais guloseimas.
Dica de ouro
Para quem gosta de um sabor e um aroma bem adocicado, experimente utilizar a cachaça envelhecida em barril de umburana para preparar essa receita.
Cold Brew Coffee
Essa bebida leva um pouco mais de tempo, mas não dá trabalho nenhum. Você pode fazer o seu café gelado no final da tarde e deixar lá descansando, no outro dia já vai estar prontinha e sem ter te dado trabalho nenhum.
Vale a pena, pois esse drink é tão saboroso que já conquistou o mundo e possui alta concentração, ou seja, é forte, mas não é nenhum pouco amargo.
Como o próprio nome já sugere, ele é feito com extração na água fria, sendo muito menos ácido que o café coado com água quente. Ficou curioso? Então aprenda como fazer e tente agora mesmo!
Ingredientes
- 400 ml de água fria;
- 40g de café moído para cafeteira italiana ou francesa
Modo de preparo
Em um recipiente grande, acrescente o café e a água fria e mexa até misturar bem. Tampe-o completamente e deixe descansar por, no mínimo, 12 horas.
Após esse período de infusão, coe o café gelado com um filtro de papel, passando para outro recipiente, como uma mason jar, por exemplo. Deguste logo em seguida!
Essa bebida pode ser guardada em um recipiente bem vedado na geladeira por até uma semana.
Dica de ouro
Você ainda pode acrescentar alguns outros ingredientes ao drink, depois que ele já estiver pronto, como hortelã, doce de leite ou leite condensado.
Agora que você já sabe como preparar três receitas deliciosas com café gelado, dê preferência pelos cafés especiais, 100% arábica, que são muito mais saborosos e possuem 50% menos de cafeína que os tradicionais.
Escolha seu preferido e deixe seu comentário aqui pra gente saber como foi essa sua experiência gastronômica. Continue acompanhando nosso blog para aprender cada vez mais!
Até a próxima.
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.