Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

8 Dicas de como fazer uma mini capela em casa

Construir uma mini capela em casa com quintal é uma tarefa nobre e emocionante. Mais do que ter um lugar aconchegante de adoração para si e para todos os seus familiares e amigos próximos, você também terá um papel ativo no processo de design.

No entanto, antes de colocar a mão na massa e iniciar a construção da sua tão sonhada mini capela em casa com quintal, listamos sete elementos fundamentais que você precisa considerar antes de concluir essa obra.

Construção de uma linda capela em casa
(Foto: Banco de Imagens – Lojinha Uai)

1. O custo de se construir uma capela em casa

Em primeiro lugar, defina antecipadamente o valor que você pode investir na construção de uma mini capela em casa. Então, faça orçamentos e defina o que melhor se enquadra à sua necessidade e condição financeira.

Às vezes, lojas de materiais de construção oferecem preços com descontos se você comprar todos os materiais no mesmo lugar. Além disso, uma outra sugestão que pode te ajudar a economizar bastante é utilizar madeira ou aço pré-fabricado ao invés de construir a partir do zero.

Vale a pena economizar na construção e deixar para investir um pouquinho mais de dinheiro posteriormente, comprando objetos e imagens religiosas quando ela já estiver pronta.

Construção de uma capela em casa
(Foto: Banco de Imagens – Lojinha Uai)

Encontre aqui diversos modelos de Imagens Religiosas em resina pelo melhor preço!

2. A contratação do especialista correto para a obra

O pedreiro, o arquiteto e os demais profissionais contratados para a obra também representarão custos significativos. Considere contratar empreiteiros que trabalham com o valor fechado pré-definido para o projeto de construção da sua mini capela.

Você também deve realizar cotações com diversos profissionais e questionar sobre os seus serviços no passado. Caso ele já tenha trabalhado com esse tipo de obra, irá aumentar as chances de você desfrutar de um trabalho de alta qualidade dentro do seu orçamento.

Peça ajuda também dos membros de sua paróquia. Certamente eles terão várias dicas para auxiliar no processo de construção da sua minicapela em casa.

3. Respeite o limite de pessoas estipulado pelo código de incêndio

A importância de se contratar profissionais especializados na construção de capela em casa é muito grande. Por mais que as mini capelas sejam mais baratas de se construir e mais fáceis de se manter do que as maiores, você não pode ser negligente com questões de segurança.

Evite problemas futuros e já preveja se o projeto de construção de sua capela será capaz de acomodar todos seus amigos e familiares para celebrações.

Os códigos de incêndio limitam o número de pessoas que podem ocupar um espaço interno ao mesmo tempo. Certamente isso vai influenciar no design final de sua mini capela, especialmente se você deseja que a estrutura da mesma cresça no futuro.

4. Você vai querer colocar sinos em sua minicapela?

Depois de cuidar dos detalhes da construção, você pode refinar o design. Uma questão importante para a maioria das igrejas – e também para quem constrói as mini capelas em casa – é incluir ou não sinos.

Eles desempenham um papel decorativo ou podem servir como uma forma de comunicação com os seus familiares e vizinhos.

Caso você tenha interesse de partilhar este local de orações com outras pessoas, os sinos têm o papel de notificar a comunidade próxima de que uma celebração está começando e que a mini capela está pronta para receber visitantes. Considere, nesse caso, a construção de um campanário para alojar o sino.

É de extrema importância, no entanto, ser respeitoso com os vizinhos. Nesse sentido, confira as leis locais de ruído e zoneamento para que nenhum outro sino de igreja entre em conflito com o seu.

Campanário de tijolo rústico para abrigar sino de uma pequena capela
(Foto: Banco de Imagens – Lojinha Uai)

5. Vitrais da sua capela em casa

Você sabia que o vidro manchado, geralmente, era instalado a fim de criar luz celestial nas igrejas? Os vitrais também serviam para descrever eventos bíblicos e são, até hoje, uma bela adição a qualquer projeto de construção de mini capelas.

Indiscutivelmente eles são lindos. Mas não são itens de necessidade. Em primeiro lugar, você sempre deve ter em vista seu orçamento. Este tipo de design em vidro é bastante caro.

Vitrais de capela em casa com imagens do nascimento do Menino Jesus
(Foto: Banco de Imagens – Lojinha Uai)

6. Construa um palco se deseja realizar apresentações artísticas

A pergunta aqui é a seguinte: que tipo de apresentações podem ocorrer na sua capela? Você deseja que ela tenha apresentações de corais ou de teatros, por exemplo?

Mesmo que seja uma capela particular, se sua família tem crianças, pode ser que elas queiram organizar apresentações, principalmente, para as festas de final de ano.

Então, novamente, pense nas suas necessidades. Se achar que vale a pena, construa um palco; mas considere os códigos de incêndio aqui também.

No caso de seu orçamento ainda não permitir a inclusão de um palco, uma sugestão bem legal que te dou é a colocação de um palquinho removível feito de madeira. Eles são bem mais baratos e atendem perfeitamente a necessidade de capelas menores.

7. A escolha das Imagens Religiosas

Essa parte vai depender do seu santo de devoção. Você pode espalhar várias imagens menores pelo altar ou variar o tamanho das peças.

O importante é optar por peças em Resina, pois elas são muito mais resistentes e duradouras se comparadas às imagens de gesso. Além disso, a pintura em resina não desbota e não sai quando sua imagem toma muita incidência de sol e é exposta a poeira. Ou seja, eu indico as imagens de resina para ambientes internos e externos e, sobretudo, para a capela em casa construída no jardim.

É claro que você já sabe que a minha indicação vai pras esculturas religiosas da Lojinha Uai. Todas as peças são feitas e pintadas a mão por artesãos de Minas Gerais. Os detalhes são lindos e o que eu mais gosto nas imagens são os rostos dos santinhos, super delicados e realmente muito superior ao que encontramos por aí. E o melhor de tudo é que o preço é super em conta, com peças a partir de R$ 14,90. Todos os modelos de imagens, você encontra aqui.

Um outro detalhe muito legal e que você não pode esquecer: coloque uma pia de água benta na entrada.

A Lojinha Uai já faz um modelo de Pia de Água Benta que é vendida em par. Uma é o Sagrado Coração de Jesus e a outra é o Sagrado Coração de Maria. Fica lindo e dá para colocar uma em cada lado da porta.

Pares de pia de água benta feita em resina com o Sagrado Coração de Jesus e o Sagrado Coração de Maria ideais para colocar na sua capela em casa

Mas não se esqueça de que para o uso correto da pia, a água utilizada não pode ser qualquer uma. É necessário que a água tenha sido abençoada por um Padre. Então, antes de encher a sua pia, leve uma garrafinha de água em uma missa ou, caso não possa comparecer pessoalmente, assista a uma missa através de um canal de TV. O intuito é que a água traga muitas graças àqueles que se benzerem.

Dica Bônus: Itens Religiosos para enfeitar sua capela em casa

Não adianta um exterior lindo, se sua capela não for uma gracinha por dentro. Por isso, invista um pouquinho mais e saia do comum. Na Lojinha Uai você encontra muitos outros artigos religiosos e um dos que eu mais gosto é a Luminária de Nossa Senhora Aparecida. Coloque no altar da capela e, assim que anoitecer, ela vai destacar toda a decoração. Além disso, é muito melhor e mais seguro do que encher a sua capelinha com velas.

Luminária iluminada com a silhueta e o manto sagrado de Nossa Senhora Aparecida

Se você gostou desse post, deixe um comentário aqui pra gente e compartilhe nas suas redes sociais. Dê a outras pessoas a possibilidade de saberem mais sobre como colocarem o sonho da capela em casa em prática!