Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Carnaval em Minas Gerais: Os melhores blocos do Sul de MG

[atualizado janeiro/2020]Neste feriadão de Carnaval, você quer festejar ou descansar? Então, eu quero te dizer que no Carnaval em Minas Gerais você consegue fazer as duas coisas.

Neste artigo, vou me ater a te mostrar os blocos mais animados do Sul de Minas Gerais. Porém prometo que no final dou uma dica para quem procura por um momento mais relax.

Nós, da Lojinha Uai, ficamos na cidade de Itajubá e eu te garanto que o Carnaval de 2020 por aqui promete! Nós vamos curtir muito e esperamos que você também venha com a gente!

Então, deixa eu te mostrar o que vai ter.

Bloco do Urso, em Santa Rita do Sapucaí

Pra começar minha lista, não podia faltar o bloco mais famoso do Sul de Minas. E por que não dizer de Minas Gerais inteiro?!

A pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí, que tem pouco mais de 36 mil habitantes, praticamente dobra esse número no feriado de Carnaval.

No ano passado, foram muito mais de 20 mil foliões vindos de todos estados do país. E esse ano em quanto será que esse número vai fechar?

Muitos foliões no Bloco do Urso no Carnaval em Minas Gerais
(Foto: Bloco do Urso)

Entre vários motivos que o Carnaval de SRS é procurado, posso dizer que é pela proximidade com SP e RJ. De São Paulo pra lá são 3 horinhas e do Rio são pouco mais do que 4 horas.

Com mais de 20 anos de tradição, o Bloco do Urso foi criado em 1998 por um grupo de amigos. O que era despretensioso, atualmente cresceu e já reuniu artistas de grande sucesso.

A programação para esse ano de 2020 vai de 22 a 25 de fevereiro. Inclui artistas como: Wesley Safadão, Dennis DJ, Jorge e Mateus, Dilsinho, Alok, Zé Neto e Cristiano, Léo Santana, A Zorra, DJ Kevin e Cat Dealers.

Atualmente, Santa Rita do Sapucaí, que também é uma cidade universitária, possui muitas casas que, em dias letivos, servem como república para os estudantes. Porém, quando tem Carnaval em Minas Gerais, elas são casas de aluguel para toda a galera.



Booking.com

A “Cidade do Urso” possui 72 mil metros quadrados. Nesse vídeo abaixo, vou te deixar conferir um pouquinho do que foi a festa no ano anterior:

 Ah! E os ingressos da folia podem ser adquiridos no site oficial do evento.

Bloco Vermes & Cia, em Muzambinho

O Bloco Vermes & Cia, criado em 1999, também promete fazer você viver momentos incríveis e ter muita história pra contar.

Assim como o Bloco do Urso, a iniciativa também veio de um grupo de amigos e hoje modificou toda a história do Carnaval em Minas Gerais.

Contando com uma área com mais de 20 mil metros quadrados, o Vermes & Cia recebe, pelo menos, 12 mil pessoas por dia. E vou te falar que isso é mais da metade da população da cidade, que no último Censo foi estimada em 20,4 mil habitantes.

A programação para este ano de 2020 é Cláudia Leitte, Dennis DJ, Tomate, Hugo e Guilherme, Zé Neto e Cristiano, Baile da Gaiola e mais. No Booking, há algumas opções de hospedagem mais em conta para quem vai em galera.

Bloco do Pink Floyd, em Pedralva

Essa é uma alternativa para o Carnaval em Minas Gerais voltada para quem curte rock.

Criado em 1998 por um grupo de fãs da banda inglesa, o evento acontece no Parque de Exposições da cidade. Ele reúne várias bandas e recebe cerca de 2,5 mil foliões.

Para quem tem família grande e com crianças, também é uma opção legal. O bloco, geralmente, disponibiliza carrinho de bate-bate e cama elástica gigante para a diversão da garotada.

Para quem curte uma boa cachaça, então, o passeio é imperdível. Isso porque Pedralva é famosa, desde o século XVIII, por ter os melhores produtores de cachaça do país. Fama essa que se deve não apenas ao amor e tradição, mas também ao clima e terra boa da cidade.

O inverno seco, ideal para maturação da cana, e o verão com chuvas abundantes, que favorece a produtividade, fornecem as melhores características a bebida.

Então, quando estiver na cidade, não deixe de provar a Cachaça da Pedra. E quando tiver voltado para seu destino, a Lojinha Uai entrega na sua casa.

Tratorto Folia, em Brazópolis

Brazópolis é um município bem pequeno no Sul de Minas, mas que manda bem quando o assunto é Carnaval.

Completando cinco anos de evento, a folia esse ano será comandada por Falamansa no dia 24/02 no Clube Wenceslau Braz. Além deles, a cidade também vai receber no Demônios da Garoa dia 22/02.

Bloco Varada N’água, em Itajubá

Ah, esse é aqui na minha cidade e eu tenho propriedade pra falar que é o mais animado! Quando foi criado, era bem pequeno. Mas, após mais de sete anos, o Varada N’Água já leva de 2 a 3 mil pessoas para a rua.

Ele agita o Carnaval da cidade na sexta-feira e na terça-feira e tem uma estrutura montada no meio da praça. O acesso é fácil e a diversão é garantida com um enredo diferente a cada ano feito pela Bateria Varada.

Ano passado, uma das colaboradoras do evento foi a marca itajubense de Cerveja Artesanal Jybá, velha conhecida aqui do nosso blog.

Assista esse vídeo que coloquei abaixo e confira essa animação você mesmo.

Bloco do Gafanhoto, em Itajubá

Os organizadores do bloco, Bruno Mendes, João Marcelo, Marcelo Bolinha e Klecinho, têm uma proposta bem legal de resgatar a presença familiar no Carnaval em Minas Gerais.

Através de muito samba, samba enredo, musicas nacionais em ritmo de carnaval e marchinhas, o Bloco do Gafanhoto arrasta muitos itajubenses e turistas que vêm de fora atrás de diversão!

Bloco do Pijama, em São Lourenço

Abrindo o Carnaval de São Lourenço, na sexta feira, acontece o Bloco do Pijama. Com mais de 30 anos de tradição, 30 mil foliões se juntam em suas melhores fantasias.

Outras festas acontecem por toda a cidade e o mais legal é que coladinha nela tem o município de Caxambu. Caxambu também tem seu Carnaval chamado “Fonte da Alegria”. O nome faz referência às águas puras e terapêuticas da região.

Tanto São Lourenço quanto Caxambu são duas importantes estâncias hidrominerais e fazem parte do Circuito das Águas. Elas possuem parques com Balneários e mais de 20 fontes de água com fonte de minerais famosas por curarem diversas doenças. Como exemplo, posso citar a Fonte de Água Sulfurosa que contribui no tratamento de diabetes, alergias de pele, sinusite e outros problemas respiratórios.

Ambas as cidades possuem também teleférico e diversas opções de lazer para quem vai passar o Carnaval em Minas Gerais.

As melhores opções para descansar no Carnaval em Minas Gerais

Como eu prometi lá no começo, vou dar uma dica para quem quer relaxar na Serra da Mantiqueira: Monte Verde

Esse distrito sul mineiro ligado a cidade de Camanducaia é um ótimo destino turístico para casais e famílias. Também tem marchinhas de rua, mas nada muito grande, e possui chalés perfeitos para quem quer curtir um momento de paz!

A gente chama, carinhosamente, de Campos do Jordão de Minas.

Monte Verde em época de Carnaval em Minas Gerais
(Foto: Prefeitura de Monte Verde)

Agora que você já conheceu o que tem de melhor no Carnaval em Minas Gerais, corra pra fazer suas malas. As cidades daqui do Sul de Minas são pequenas e as hospedagens lotam muito rápido. Então, se demorar, você corre o risco de ficar sem lugar!


Booking.com

Se você gostou desse roteiro e precisar de algumas dicas de quem vive por aqui, deixe sua pergunta no campo de comentários ou envie para o nosso Instagram que eu terei muito prazer em ajudar!

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.