Cidades de Minas Gerais são eleitas os melhores destinos do país
MG é o estado brasileiro com o maior número de municípios de todo o Brasil. Ao todo, são 853 cidades de Minas Gerais e, convenhamos, que todas elas são tão maravilhosas que fica até difícil definir o seu próximo destino.
Nós somos apaixonados pelo Sul de Minas e o projeto da Lojinha Uai é focado nessa região. Porém, deixando de lado essa preferência, neste artigo vamos te contar mais sobre outras regiões do nosso estado. Afinal, não é a toa que Minas Gerais foi eleito o estado com os melhores destinos históricos e de natureza do país.
Neste post
Estudo Datafolha elege Minas Gerais como o melhor destino histórico e de natureza do país
A pesquisa “O Melhor de São Paulo Turismo”, realizada pelo Instituto Datafolha, apontou as cidades de Minas Gerais como sendo as melhores para quem aprecia história e contato com a natureza em 2019.
E olha que para competir com tanta opção de lazer dos outros estados não é fácil. E mesmo assim, 24% das pessoas entrevistadas escolheram as nossas Minas Gerais.
A escolha foi justificada, entre outros fatores, pelo legado histórico super preservado que temos. E, por falar nisso, você sabia que as cidades de Minas Gerais concentram o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, segundo a Unesco? Vou te mostrar abaixo quais são eles.
Conheça os Patrimônios da Humanidade e em quais cidades de Minas Gerais eles estão
Minas Gerais é o estado brasileiro que concentra o maior número de Patrimônios da Humanidade, título concedido pela Unesco. E as cidades de Minas Gerais venceram em quatro categorias. Confira!
Centro Histórico de Ouro Preto
Nada diferente do que a gente já imaginava, Ouro Preto recebeu o primeiro título de Patrimônio da Humanidade.
Os casarões antigos, as ladeiras coloridas e as suntuosas igrejas do ciclo do ouro são responsáveis por formar o Centro Histórico de Ouro Preto.
Alguns lindos cartões portais da cidade são o Museu da Inconfidência, onde se encontra os restos mortais de 16 inconfidentes mineiros e a Igreja São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho.
A Matriz de Nossa Senhora do Pilar também chama atenção pela sua suntuosidade.
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas
Localizada a 70 km de Belo Horizonte, está a cidade mineira de Congonhas. O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é uma obra de arte. Todo esculpido a mão, em pedra-sabão, por Aleijadinho e representa os Doze Profetas.
Centro Histórico de Diamantina
Foram 28,5 hectares tombados como Patrimônio Nacional, em 1938. E não é pra menos, né?
Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte
O Conjunto Moderno da Pampulha é um marco para a arquitetura mundial e leva a assinatura dos renomados Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari. Se tornou Patrimônio Histórico em julho de 2016.
Turismo na Natureza nas cidades de Minas Gerais
Para nós, mineiros, esse prêmio não foi surpresa. Com tanto lugar lindo, você acha que a gente não ia levar? O secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, inclusive tomou o resultado como um incentivo e estímulo para continuidade do trabalho do Governo.
Marcelo ainda garantiu que:
Temos tudo para tornar a experiência do viajante em Minas Gerais cada vez mais prazerosa e temos trabalhado incansavelmente em busca de melhorar os serviços turísticos ofertados no estado, sem perder de vista o cuidado com as nossas riquezas culturais e naturais
Com 45 circuitos turísticos certificados, as belezas naturais chamam a atenção dos turistas pra cá. Entre parques, monumentos naturais e áreas de proteção, são 94 unidades de conservação, que garantem 2 milhões de hectares protegidos nas cidades de Minas Gerais.
Se você procura virar aventuras tanto na Mata Atlântica quanto no Cerrado ou na Caatinga, Minas Gerais é o lugar certo.
No Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, está a terceira maior queda d’água do país, a Cachoeira do Tabuleiro.
Aqui você também encontra o Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Caparaó, já ali na divisa com o Espírito Santo.
E em muitas outras cidades de Minas Gerais a gente garante visões lindas e um turismo natural incrível. Aqui no Sul de Minas, então, nem se fala. A Serra do Cipó, em Santana do Riacho, é só mais um exemplo.
Gastronomia de Minas Gerais
Não é só no aconchego dos lares e nas belezas das cidades de Minas Gerais que saímos na frente. A gastronomia é o ponto alto do nosso estado.
Ao falar de Minas Gerais, todo mundo pensa em assar um pão de queijo bem quentinho e passar um café. Mas os sabores por aqui vão muito além. Eles passam por queijos, doces, geleias e muitas outras delícias convidativas.
A cachaça, por exemplo, que é uma bebida nacional, vem ganhando destaque no cenário mineiro. Se você quiser saber como escolher uma boa cachaça e suas principais características, pode acessar esse nosso artigo.
Deu vontade? Então, você pode conferir todas as delícias mineiras que vendemos em nossa loja ou clicar na imagem abaixo para ser direcionado para o nosso site.
Agora que você já leu todo nosso artigo sobre os melhores destinos nas cidades de Minas Gerais, das duas uma: ou eu vou te encontrar comprando no nosso site ou eu te encontrarei turistando por aqui.
Então, até lá!
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.