Blog oficial da Lojinha Uai. Informações sobre produtos, receitas, dicas, curiosidades e muito mais!

Coleção de cachaças em 2019: Inspirações e como começar

Antigamente, a moda era colecionar cartões telefônicos. Hoje, é a coleção de cachaças.

Além de extremamente prazeroso, o ato de colecionar diferentes rótulos está inteiramente ligado à cultura e aquele tesouro particular carrega consigo muita história sobre produtores, alambiques, curiosidades e, as vezes, até influências em toda uma região.

A nossa queridinha, por exemplo, é a Cachaça da Pedra, que faz parte da história do município de Pedralva desde 2012 e que tem hoje uma produção em mais de 5 barris diferentes de cachaça.

Essa pequena cidade, aqui da nossa região do Sul de Minas Gerais, possui clima e terra apropriados para a produção da bebida e é um município reconhecido nacionalmente por possuir os melhores produtores de cachaça do país.

E então, vamos conhecer mais a fundo sobre esse tipo de coleção que tanto movimenta o nosso mercado?

Regras básicas para começar a sua coleção de cachaças

Leve a sério a sua coleção, mas, acima de tudo, não ao ponto de se endividar por conta disso.

Separe uma quantia por mês para seus gastos com a coleção de cachaças e, se em algum momento, ela te trazer transtornos ou te deixar em apertos financeiros, reconsidere. Colecionar deve ser um hobbie saudável.

Em primeiro lugar e antes de sair comprando todas as garrafas que vê por aí, planeje o seu espaço e a maneira como quer dispor as peças. Meça, então, a altura entre as prateleiras e escolha qual tipo comprar.

E para quem quer começar uma coleção, mas não tem todo tempo do mundo para garimpar rótulos,  a grande sugestão é comprar já alguns kits prontos.

Coleção de cachaças da Pedra
(Foto: Lojinha Uai)

Nessa matéria, por exemplo, escolhemos o colecionador Vilmar para expor seu acervo e contar um pouco de sua experiência.

A coleção dele ocupa um cômodo inteiro da casa. São mais de 1900 miniaturas exclusivas de garrafas de cachaça de todo Brasil e do mundo.

Para caber com exatidão nas fileiras, elas devem conter de 50 a 60 ml.

Coleção de cachaças acervo pessoal
(Foto: Arquivo pessoal – Vilmar)
Coleção de cachaças particular
(Foto: Arquivo pessoal – Vilmar)

Tão importante quanto tirar a medida das prateleiras, é construir uma maneira para proteger as suas garrafas de possíveis quedas. Se seu orçamento não permitir que você coloque vidro em todas as estantes, passe quatro fios de nylon como proteção.

Coleção de cachaças fios para proteção
(Foto: Arquivo pessoal – Vilmar)
Coleção de cachaças proteção com fio de nylon
(Foto: Arquivo pessoal – Vilmar)

Comece escolhendo os rótulos de alambiques que mais te interessam ou que ficam próximos a você para aí, então, começar a espalhar a sua paixão pelo mundo.

Considere também comprar, pelo menos, 1 garrafa a mais para que você possa abrir para experimentar.

E, sobretudo, é muito importante que você tenha esses itens catalogados em uma planilha de Excel para não se perder.

Encontre aqui os Melhores Rótulos de Cachaças Mineiras para colecionar.

Banner para comprar produtos artesanais do Sul de Minas Gerais

 

Como escolher as melhores cachaças para a sua coleção

Agora que você já se decidiu por onde começar, pesquise muito. No mercado, existe muita falsificação e cachaças sem procedência.

A fim de garantir a qualidade da cachaça, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) inspeciona e certifica os melhores rótulos.

“Esse registro demora um pouco para sair. Dei entrada no processo e só consegui 3 anos depois, aí que comecei a vender minha cachaça”, conta Rogério, o produtor da nossa Cachaça da Pedra.

Uma dica válida para todas as ocasiões: faça amigos. Se enturme com um pessoal que fale a mesma língua que você e compartilhe de sua paixão. Eles, com certeza, têm muita coisa boa para te apresentar e um acervo enorme para te mostrar.

O que fazer com garrafas repetidas da sua coleção de cachaças

É inevitável que você ganhe um monte de presentes, pois sempre que seus amigos viajarem, eles vão lembrar de você.

Então, já separe um espaço extra para os exemplares repetidos e deixe lá mesmo enfeitando ou junte vários e faça vendas ou trocas em algum clube de colecionadores.

Vilmar, por exemplo, possui, além das garrafas exclusivas, um acervo com 600 miniaturas repetidas. Nesse caso particular, ele não vende e nem troca. Porém, não há mal algum se você quiser desapegar e usar o seu próprio hobbie para financiar seu acervo.

Coleção de cachaças garrafas repetidas
(Foto: Arquivo pessoal – Vilmar)

Agora que você já sabe por onde começar a sua coleção de cachaças, está esperando o que para montar o seu espaço?

Então, inicie o novo ano de 2019 fazendo o que gosta e deixe aqui seu comentário se ainda tiver alguma dúvida.

Até o próximo post com mais dicas interessantes!

*Esse post foi escrito com a colaboração de nosso cliente Vilmar. A Lojinha Uai agradece todas as fotos e informações concedidas.

*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.