Comidas de Festa Junina Típicas de Minas Gerais
Com o Inverno se aproximando, a vontade de comer comidas típicas dessa época aumenta. Mas a vontade fica ainda maior quando lembramos das festinhas e quermesses. É inevitável, então, pensar logo em uma série de comidas de Festa Junina!
Não existe no Brasil festa com elementos mais marcantes do que essa e, ainda mais, aqui em Minas Gerais que a gastronomia é o nosso ponto fonte. Além das fogueiras, quadrilhas, bandeirinhas, vestidos coloridos e muita diversão, a Festa de São João deve ser marcada por muitos quitutes deliciosos!
Como são diversas opções, já fizemos um post anterior a esse com um monte de docinhos, e agora vamos focar na parte salgada e nas bebidas. Vamos nessa?
Neste post
Comidas de Festa Junina Salgadas
Como são muitas opções, é bem difícil encontrar alguém que cozinhe tão bem todas elas. Então, para te ajudar nessa missão, vou propor alguns pratos bem simples e gostosos!
Pinhão
O Pinhão faz tanto sucesso, mas nada mais é do que a semente comestível de araucária. Ele é o protagonista dessa época de Maio, Junho e Julho e faz muito sucesso se consumido em Festas Juninas próximo a fogueira.
O maior problema, que muita gente tem preguiça, é que dá muito trabalho descascar o Pinhão. Por isso, você pode comprar aqui a Conserva de Pinhão, que já vem com ele prontinho e descascado.
Comprando o Pinhão em Conserva você consegue preparar váááárias comidas de Festa Junina. Entre elas, a Farofa com Pinhão ou o Arroz com Pinhão. Vamos aprender?
Arroz com Pinhão – Ingredientes:
- 250 gramas de arroz;
- 500 gramas de pinhão;
- 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem;
- 2 xícaras (chá) de Água;
- Sal a gosto.
Arroz com Pinhão – Modo de Preparo:
Lave bem o arroz, em água corrente, e deixe escorrer. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o arroz. Acrescente os pinhões picados, refogue por mais 1 minuto e tempere com sal a gosto. Adicione as 2 xícaras de água quente, mexa bem e tampe a panela. Em 30 minutos, sua receita estará pronta pra servir!
Milho Assado na Brasa
Ah, que delícia! É só colocar o milho na churrasqueira para assar e, ainda, pode jogar uma manteiga temperada por cima! Fica sensacional.
Espetinho de Mini Milho
As Finger Foods são comidas de Festa Junina que fazem toda a diferença na decoração! No nosso post anterior sobre doces de Festa Junina eu já falei sobre esse assunto. Mas aqui eu quero mostrar que também dá para fazer comida salgada utilizando Mini Milho em Conserva.
Vejam na imagem abaixo como fica fofo disposto sobre a mesa. Além disso, os convidados ficam mais a vontade para se servir. Você pode encontrar o Mini Milho aqui.
Pipoca Salgada
Essa aqui não tem erro, né? Além de ficar barato e render muito, todo mundo sabe fazer. Nas Festas Juninas, é só servir em saquinhos temáticos que fica super divertido.
Você ainda pode aprender a como fazer a Pipoca Caramelizada acessando nosso post anterior sobre doces de Festa Junina. É uma forma deliciosa e diferente e que, com certeza, vai agradar adultos e, principalmente, as crianças.
Caldinho de Feijão
O caldinho de feijão, certamente, é o Top 1 em Comidas de Festa Junina! Mas então vamos deixá-lo ainda mais delicioso e apimentado? Vou ensinar uma receita de Caldinho de Feijão com Pimenta Carolina Reaper Macerada.
Caldinho de Feijão com Pimenta – Ingredientes:
- 1/3 xícara (de chá) de azeite de oliva extravirgem Dona Maria da Fé;
- ½ xícara (de chá) de bacon;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho;
- 1 folha de louro;
- 3 xícaras (de chá) de feijão preto cozido;
- 1 litro de água;
- Sal a gosto;
- Pimenta Carolina Reaper Macerada Fogo Mineiro;
- Cebolinha picada a gosto.
Caldinho de Feijão com Pimenta – Modo de Preparo:
Em primeiro lugar, pique o bacon e coloque em uma frigideira. Quando ele estiver bem suculento, coloque sobre um papel toalha para tirar a gordura e deixar bem sequinho.
Em seguida, refogue 1 cebola picada e 2 dentes de alho picados em pouco de azeite de oliva extravirgem. Misture as 3 xícaras de feijão cozido com a Pimenta Macerada Fogo Mineiro a gosto.
Atenção: Não coloque muito, pois a Pimenta Carolina Reaper já é bem forte, sendo a mais picante do mundo. Para cozinhar, use luvas.
Coloque um pouco de sal e deixe ferver por alguns minutos até engrossar e ficar do seu gosto.
Retire a quantidade de feijão que quiser e bata no liquidificador ou no mixer. Caso você tenha deixado engrossar demais, é só acrescentar um pouco de água na hora de bater.
Está pronto! Coloque em cumbuquinhas ou copinhos, junto com bacon e alguns pedaços de pão.
Cachorro Quente
O cachorro quente faz um sucesso enorme entre as Comidas de Festa Junina. Para incrementar ainda mais seu prato, você pode servir em um pratinho com guardanapos personalizados de estampa xadrez e colocar por cima um pouco de Antepasto de Pimenta Biquinho Fogo Mineiro para acompanhar.
Se você tiver alguma dúvida se a Pimenta Biquinho vai agradar a todos os convidados, você pode deixá-la de lado no pratinho e os convidados colocam a gosto.
Vinho Quente
Essa bebida traz um aroma delicioso às Festas Juninas e é preparado basicamente fervendo o vinho com a água e algumas frutas a gosto.
Ingredientes do Vinho Quente:
- 1 Garrafa de Vinho Tinto Seco Bordô Campino;
- 1 xícara (de chá) de açúcar;
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de água;
- 4 cravos-da-índia;
- 2 canelas em pau;
- Raspas da casca de 1 laranja sem a parte branca;
- 1 maçã do tipo Fuji sem casca cortada em cubos.
Modo de Preparo do Vinho Quente:
Despeje a metade da xícara de açúcar em uma panela e leve ao fogo médio. Fique mexendo até obter um caramelo. Acrescente a água e mexa até dissolver. Coloque o restante do açúcar, 750ml do Vinho Tinto Seco, os 4 cravos, a canela em pau e as raspas de laranja e cozinhar por 10 minutos.
Quando começar a ferver, desligue e misture a maçã. Facinho, né? Sirva em vários copinhos.
Concluindo
Agora que você chegou até aqui e se interessa por Comidas de Festa Junina, também vai se interessar em ler nosso artigo sobre Doces de Festa Junina.
Coloque a mão na massa e tenha uma festa inesquecível!
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.