Como conservar queijo parmesão e mais 2 dicas que você tem que saber
O Queijo Parmesão é um dos queijos mais consumidos no mundo todo e, por esse motivo, é também um dos mais copiados. O que eu quero dizer por copiado? É isso mesmo. Nem todos são originais, principalmente se for aqueles ralados que vem em um saquinho. Mas isso eu vou te explicar daqui a pouco, junto com dicas de como conservar queijo parmesão para que ele dure mais.
Um dos motivos desse ser o queijo preferido da maioria é sua riqueza de umami. Também chamado de “o quinto sabor” ou de “gosto gostoso”, o umami é rico em glutamato e aminoácido e qualificado como um gosto capaz de harmonizar muito bem com o doce, o amargo, o salgado e, até mesmo, o ácido e intensificar o sabor desses alimentos.
Ele proporciona uma maior salivação e facilita a interação com o paladar. Geralmente, o primeiro contato que nós temos com esse sabor é através do leite materno. Mas ele também está presente em carnes, tomates, cogumelos e, principalmente, no queijo parmesão.
E essa explosão de sabores é um dos motivos que você deve procurar sempre por um queijo de alta qualidade, capaz de te proporcionar sensações únicas. O outro está relacionado à sua saúde mesmo e com o tipo de ingrediente que você está ingerindo.
E então, ficou interessado? Vem comigo que eu vou te contar muito mais!
Neste post
Características do Queijo Parmesão
O Queijo Parmesão tem como principais características sua massa mais dura e seca e de caráter granular.
Em geral, tem maturações mais longas de, pelo menos, 40 dias, o que garante sua baixa umidade.
Sua origem vem da Itália e cada região produtora tem uma denominação diferente para esse queijo. Na região de Parma e Bologna, ele é chamado de Parmegiano Regianno; em Lombardia, ele é chamado de Grana Padano, e por aí vai.
Mas agora você deve estar pensando “mas o que tudo isso tem a ver com Minas Gerais?”. Eu explico!
A tradição de se produzir queijo parmesão veio pro Brasil no século XVIII e uma cidade que merece destaque desde aquela época até hoje é Alagoa, no Sul de Minas.
Atualmente, o queijo lá nem chama Queijo Parmesão. Ele chama Queijo Artesanal Alagoa e a cidade contribui – e muito – para o quadro de consumo nacional dessa iguaria. Segundo levantamento, em 2009, cada pessoa consumia anualmente 2,7 kg de queijo. Em 2017, esse número foi para 5,5 kg. (Mas eu te garanto que aqui em MG é mais do que isso).
Por ser mais duro, a maneira ideal de como conservar Queijo Parmesão é mantê-lo fora da geladeira, em temperatura ambiente. Porém, depois que ele já foi aberto, vou te dar uma dica de conservação aqui embaixo.
Encontre aqui o Queijo Parmesão Eleito nº 1 em Minas Gerais.
Como conservar Queijo Parmesão para que ele dure mais
Antes de ser aberto, a melhor maneira é fora da geladeira e embalado a vácuo, conforme eu falei ali em cima.
Mas depois que você já abriu a embalagem, a refrigeração é indispensável para preservá-lo. Porém, um grande erro, cometido pela maioria das pessoas, é colocar o queijo parmesão em prateleiras ou na porta da geladeira.
Não se esqueça que esse tipo de queijo gosta de ambientes mais quentes e úmidos. Então, se você quer saber como conservar queijo parmesão para ele durar mais, a melhor solução é armazená-lo dentro das gavetas de baixo, que são menos frias.
Minha segunda dica é para você pegar uma faca ou tesoura e, com cuidado, tirar o plástico da embalagem original e embalar de outra forma. No entanto, nunca coloque o queijo, por sua conta, enrolado em filme plástico.
O Queijo é um alimento vivo e natural e o plástico filme impede que ele faça trocas gasosas com o meio. Se você fizer isso, ele vai ficar impregnado de amônia, que favorece a proliferação de fungos e bactérias e deixa o alimento com um aroma e um sabor muito desagradável.
Para guardar, você deve envolver o queijo em guardanapo, papel manteiga, papel toalha ou papel parafinado, para que eles absorvam a umidade e impeçam que seu queijo parmesão crie mofo. Depois disso, coloque em um recipiente com tampa e reserve um espacinho na gaveta de frutas!
Como servir o Queijo Parmesão
Quando for consumir o queijo parmesão ou chamar os amigos para uma noite de queijos e vinhos, não se esqueça de tirar da geladeira com antecedência.
Na geladeira, mesmo na gaveta de baixo, a temperatura varia entre 0ºC e 7ºC. E esse tipo de queijo não foi feito para ser consumido gelado.
Agora que eu já te ensinei como conservar queijo parmesão, coloque em prática e, antes de degustar, deixe em temperatura ambiente por, pelo menos, 30 minutos. Eu te garanto que, dessa maneira, ele vai revelar características muito gostosas!
Porque você não deve comprar Queijo Parmesão Ralado
Lembra que eu te falei que um dos motivos de tomar cuidado ao comprar um Queijo Parmesão era por questão de saúde? Pois então. O Queijo Parmesão Ralado, vendido em saquinho ou pote plástico, é um produto totalmente industrializado.
Para adquirir essa forma, ele passa por um processo de esfarelamento. Nesse processo, ele é desidratado para que não haja umidade dentro da embalagem. Isso aumenta a possibilidade da criação de fungos e bactérias e altera a textura, a qualidade e o sabor, pois o parmesão ralado leva conservantes e antiaglutinantes em sua composição.
Isso fica bem evidente ao compararmos os preços. O ralado custa menos da metade de um parmesão em bloco. Porém, compre sempre uma peça de queijo parmesão artesanal e, se quiser, rale você mesmo em casa.
Eu sabia que você não ia se arrepender de ler um artigo escrito por quem mais entende de queijo no Brasil todinho. Nós, mineiros, não temos só nosso jeito especial de produzir queijos, mas também dicas incríveis de como servir e como conservar queijo parmesão da melhor forma.
Eu espero que com todas essas dicas sua próxima experiência de degustação seja mil vezes melhor. Para isso, continue de olho no nosso blog e, se tiver mais alguma dúvida, comente aqui embaixo para eu te ajudar.
Até mais!
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.