Diet ou Light: Entenda a diferença e encontre o mais indicado para você
Todo mundo exagerou na comilança das festas de final de ano e pretende começar uma dieta em 2019. Se essa também é sua meta, esse artigo foi escrito pra você que não vai hesitar em encher o carrinho de compras com produtos diet ou light. Mas qual a diferença entre eles? Será que você sabe qual é o mais indicado para seu consumo?
Neste post
Diet ou Light são as melhores opções para quem está de dieta?
Fato é que muita gente lê o rótulo escrito diet ou light e corre para comprar, mesmo sem saber a formulação daquele alimento.
A confusão é tão grande que, a maioria das pessoas, tratam como se fossem sinônimos. Porém, a importância de se entender a real diferença é muito grande, pois as prateleiras de mais de 35% dos lares brasileiros são lotadas de alimentos assim, segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad).
Se fosse realmente tudo igual, a ANVISA não estabelecia diferença entre eles. Então vamos, finalmente, te explicar.
Confira aqui os melhores docinhos diet para entrar na dieta.
O que são produtos Diet?
Apesar de Diet ser a palavra em inglês para “dieta”, não significa que se você quer emagrecer, esse é o tipo de alimento que deve ser consumido. Apesar de zero açúcar, eles contém gorduras e podem ser bem calóricos.
Nesse caso, “dieta” tem a ver com restrição de algum nutriente, geralmente ocasionada por algum problema de saúde. E, por isso, esses alimentos são indicados para os diabéticos ou pessoas com intolerância a glicose.
Ele é totalmente isento de algum nutriente (açúcar, sódio ou glúten, por exemplo) e, apesar de, geralmente, vir acompanhado de redução calórica, isso não é 100% garantido. Isso porque, para equilibrar o sabor e deixar saboroso o alimento, podem ser acrescentadas gorduras.
Portanto, se quer emagrecer, não deixe de conferir a tabela nutricional e verificar se, além de zero açúcar, também possui baixo ou nenhum nível de gorduras.
O indicado nesses casos são doces diet adoçados com sucralose. Esse edulcorante é tão doce quanto o açúcar e é considerado o adoçante mais saudável do mercado, pois não é metabolizado pelo organismo como fonte de energia e, portanto, tem zero calorias.
Além disso, se você possui restrição de açúcares, esse é, sem dúvida, o tipo ideal para você. Para quem sofre de hipertensão arterial ou problemas renais, essa também é a melhor opção por não possuir muito sódio.
O que são produtos Light?
Light significa “leve”. Mas será eles vão te deixar leve na balança?
Para ser light, um alimento deve conter uma diminuição mínima de 25% do nutriente em questão e ter 25% menos calorias em relação ao alimento original não light.
O percentual de redução nem é tão grande assim e o mal para a saúde que pode ocasionar não vale o risco.
Fato é que, raras as exceções, o teor de sódio é muito maior nos produtos light. A alta adição desse composto é feita para realçar o sabor ou modificar a textura e ele chega a quase o dobro do presente nos alimentos convencionais.
Mais um ponto negativo é que muitos produtos são produzidos com o famoso açúcar light. Na realidade, isso está mascarando o alimento, pois ele possui gorduras e é super perigoso para a saúde dos diabéticos.
Na dúvida entre diet ou light para perder peso, a sua dúvida foi respondida: Diet! No entanto, tudo que é consumido em exagero pode ser prejudicial à saúde. Procure sempre o apoio de um nutricionista e equilibre sua dieta com alimentos naturais, como frutas, legumes e verduras.
4 Alimentos Diet bons para saúde e que emagrecem
Preparamos uma lista com alimentos saudáveis, perfeito para os diabéticos, e que podem auxiliar em sua dieta. Perfeito para aquelas horas em que sente vontade de devorar um doce e, como falamos, entre o diet ou light, nossa lista é recheada da primeira opção.
1 – Caramelo de Leite Diet Hué
Além de ser zero açúcar, as Balinhas de Caramelo de Leite Diet da Hué levam colágeno em sua composição, contribuindo para a saúde capilar e da pele.
Com índices de gordura que chegam perto de 0g, é perfeito para quem está de dieta carregar no bolso e para os que têm diabetes, principalmente do tipo 1, que sofrem com episódios de hipoglicemia quando ficam muito tempo sem comer.
Com 4 sabores deliciosos, você pode conferir a tabela nutricional completa de cada um deles em nosso site.
2 – Cocada Diet
100% natural, feita a partir da pura fruta, sem conservantes, sem açúcar, sem lactose, sem gordura trans e sem glúten.
Além de ótima para os que possuem restrição de açúcares, é perfeita para os veganos, para os celíacos e para os intolerantes a lactose.
Você pode conferir todos os sabores disponíveis em nosso site.
3 – Pé de Moleque Diet
Docinho tipicamente mineiro, o Pé de Moleque Diet, além de delicioso, não contém conservantes, glúten ou lactose. E, além disso, possui amendoim em sua receita.
O amendoim é muito benéfico ao organismo, sendo rico em gorduras insaturadas, as “gorduras do bem”, que evitam o entupimento das artérias.
Além disso, ajuda no rejuvenescimento das células, fortalecimento dos ossos, proteção dos vasos sanguíneos e possui alto nível de fósforo e potássio, que ajuda a quem faz exercícios físicos ficar com mais energias, e fibras que dão sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento.
4 – Geleia Diet de Frutas da Fazenda Sonnenhof
Feita artesanalmente, com pedaços da pura fruta, é adoçada com Sucralose, o melhor adoçante, conforme explicamos anteriormente.
Concluindo
Agora você não terá mais dúvidas a respeito de alimentos diet ou light. Com toda a explicação que demos, você passará a ser muito mais exigente com o rótulo dos alimentos e adotará mais critérios visando a sua saúde e bem estar.
Caso haja alguma dúvida maior a respeito de algum ingrediente, procure sempre um profissional habilitado a reconhecer a formulação dos alimentos, sendo eles nutricionistas ou tecnólogos. Além disso, consuma sempre produtos de empresas idôneas que se preocupam com você.
Que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam da importância desse assunto?
Até a próxima.
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.