5 Doces de Amendoim pra experimentar o quanto antes
Doces de amendoim é aquela classificação de docinhos que não pode faltar nunca no seu cardápio. Delicioso e bem versátil, muitas vezes eles só são lembrados durante o período de Festas Juninas.
Mas para te provar que eles podem devem ser consumidos o ano todo, nós preparamos uma lista irresistível que você vai querer experimentar o quanto antes! É isso mesmo. Bem diferente daquelas listas de coisas que se deve experimentar uma vez na vida, essa é para experimentar o mais rápido possível. Isso porque você vai viciar e querer sempre mais. E pra quê perder tempo, não é mesmo? Então, vamos lá!
Neste post
1. Pé de Moleque de Piranguinho: Doces de Amendoim famosos no mundo inteiro
A “joia rara” que Carlos Drummond de Andrade descreveu em 1953, faz por merecer esse título. De todos os doces de amendoim que você precisa provar, esse ocupa o primeiro lugar da lista com louvor. A base de amendoim e rapadura, a receita é feita no forno a lenha.
Mas é isso mesmo que você deu ali no título: precisa ser o pé de moleque de Piranguinho! Qualquer outro pé de moleque que você tenha comido, mas que não tenha sido esse, não valeu. Esse docinho é tão gostoso, mas tão gostoso, que em 1º de Abril de 2009, ele foi decretado Patrimônio Imaterial de Piranguinho. Com a Lei 18057, a pacata cidadezinha do Sul de Minas entrou no mapa gastronômico de MG. Assim como quem visita Minas Gerais não esquece jamais, quem come o Pé de Moleque de Piranguinho também não.
Mas sabe o que é melhor? Você não precisa vir até aqui para experimentar. A Lojinha Uai tem uma receita exclusiva, desenvolvida em parceria com produtores de Piranguinho, e entrega na sua casa em qualquer lugar do Brasil. É só comprar o pé de moleque e esperar o carteiro bater em sua porta!
Compre aqui o Pé de Moleque Original de Piranguinho.
2. Pé de Moça
Se você está procurando doces de amendoim gostosos de verdade, vai virar fã do Pé de Moça! Também é feito de forma caseira no forno a lenha e leva, praticamente, a mesma receita do Pé de Moleque. Mas tem um detalhe muuuuito especial: além do amendoim e da rapadura, também leva açúcar caramelizado e leite condensado.
Eu nem consigo terminar de escrever esse texto sem antes pegar o meu pra comer. A sua textura é bem macia e chega a ser até elástica. Então, eu vou te dar uma dica. Já leva o pote com 10 pé de moça porque se você levar menos vai se arrepender.
3. Chocomoça
Assim como o anterior, o Chocomoça também é uma variação deliciosa do Pé de Moleque de Piranguinho. A diferença dele pra receita tradicional ou para o Pé de Moça é que ele leva leite condensado e brigadeiro.
Também é vendido em pote com 10 unidades e sabe qual é a minha sugestão? Como ele é embalado em saquinhos individuais, sirva como sobremesa num almoço de domingo. Tenho certeza que não vai ter quem não goste.
4. Paçoca Mineira de Colher
Como mundo conhece a paçoquinha de rolha, mas eu te garanto que se ela já é boa, a paçoca de colher é muito melhor! Ela está ganhando fama faz pouco tempo, mas ela merece não ser esquecida jamais.
A Paçoca da Lojinha Uai é batida no pilão, o que a torna bem molhadinha e fica perfeita para servir no copinho em festas. Além disso, ainda é um docinho bem econômico. A Lojinha Uai vende o pacote com 500 gramas e isso rende muito. Fica baratinho para servir para os convidados e eles ainda vão achar um doce super original.
Mas além de servir para comer pura, ela também combina para ser misturada com leite condensado. Ou também serve para montar diversas sobremesas com banana, chocolate e outros doces feito a base de leite, como o arroz doce e a canjica.
5. Torrone
O Torrone está entre os doces de amendoim mais queridos do mundo! Espanhóis, italianos, franceses, e até mesmo, iranianos disputaram quem fazia a receita mais gostosa. Mas você ainda tem alguma dúvida? No final das contas, quem ganha mesmo é Minas Gerais.
Tem gente que chama de torrão, tem gente que chama de nougat. O importante mesmo é comprar o pote de torrone para experimentar o quanto antes! Ele é uma mistura entre o macio e o crocante e o mais gostoso que eu conheço é o da Doces Piranguçu, que já tem mais de 25 anos de tradição aqui no Sul de Minas.
Dica Bônus: Benefícios do Amendoim
Se você pensa que os doces de amendoim são só gostosos, eu ainda te conto que eles fazem bem para o organismo. Claro que açúcar demais não é recomendado para sua saúde, mas de vez em quando não faz mal. E quando consumido na quantidade recomendada, o amendoim ajuda no rejuvenescimento da pele e no fortalecimento dos ossos.
Você sabe porque as pessoas servem o amendoim como aperitivo na maioria das festas e churrascos? É porque ele é gostoso, é claro. Brincadeira! Além de delicioso, ele possui fibras que dão uma sensação de saciedade. Assim, se o churrasquinho demorar pra ficar pronto, ninguém vai notar.
O amendoim também previne o enfraquecimento das unhas e dos fios de cabelo; protege os vasos sanguíneos e, consequentemente, afasta dermatites. Além de dar mais energia, possui fósforo, potássio, proteínas, minerais, vitaminas e ômega 3. Ou seja, tudo que é bom pro corpo. O amendoim também faz parte do grupo de alimentos que possuem gorduras insaturadas, aquelas gorduras do bem que evitam o entupimento das artérias.
Isso quer dizer que, além dos doces de amendoim, uma boa dose diária do amendoim natural vai te deixar muito feliz e saudável. Aproveita que a Lojinha Uai vende em saquinhos de 200 gramas e coloca num potinho para apreciar como tira gosto.
E aí, gostou da nossa relação de doces de amendoim para provar o quanto antes? Você vai seguir a nossa ordem ou sentiu vontade de inverter a lista? Conta pra gente!