IPA: O amargor da India Pale Ale e suas harmonizações
A Cerveja IPA (India Pale Ale) é, de longe, a mais consumida em todo o mundo. Entre os mestres cervejeiros, ela é a preferida. O Brasil, por sua vez, ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produtores de cervejas, perdendo apenas para Estados Unidos e Alemanha.
Mas esse amor pelo estilo não é a primeira vista. Muito pelo contrário. Até você se acostumar com o sabor, leva um tempo. Ela é super amarga e, por isso, motivo de diversas caretas para o iniciante em cervejas artesanais.
Mas antes de sair falando que você não gosta de IPA, vamos entender melhor o amargor desse rótulo e ver como podemos harmonizá-la para que ela fique super gostosa! Vem comigo e confira tudo.
Compre os melhores rótulos de cervejas aqui
Neste post
O amargo da Cerveja IPA
O que acontece com a Cerveja IPA também acontece com vinhos, chocolates e cafés. Quem não está muito acostumado a degustar vinhos, geralmente prefere o suave, que é mais docinho. Para os chocólatras que possuem paladar bem doce, o amargo com 70% cacau nem é considerado chocolate.
Mas a verdade é que não é assim. Apesar do gosto amargo sofrer muita resistência pelo paladar, os entendedores costumam preferir e a plantinha responsável por tudo isso é o lúpulo.
Não existe uma explicação cientificamente comprovada para o organismo, geralmente, não gostar da IPA de primeira. Mas acredita-se que se trata de uma defesa do nosso cérebro que tende a expulsar os sabores amargos.
Mas como você pode perceber, a comunidade de lupulomaníacos não para de crescer. E a explicação é simples: basta você insistir.
Quando o cérebro perceber que aquele gosto amargo não vai prejudicar o seu organismo, você vai pedir um próximo gole! E, quando isso acontecer, peça a India Pale Ale pela Lojinha Uai que você ainda recebe em casa.
Lúpulo e IBU
Se você conhece o mundo das cervejas artesanais, com certeza já se deparou com o termo IBU. Ele significa International Bitterness Unit. Ou seja, é a unidade que mede o amargor da cerveja.
A cerveja é composta, basicamente, por malte, lúpulo, água e levedura. Quanto maior a quantidade de lúpulo, mais amarga. As IPAs chegam a ter IBU 60, mas isso é assunto para outro post. Se você quiser entender melhor sobre o IBU, eu te aconselho ler esse outro post que eu fiz.
A história da IPA
Vou te contar uma breve história do surgimento da IPA. Ela é bem simples e rapidinha, mas como um bom apreciador você não pode deixar de saber.
Na época em que a Índia era uma colônia britânica, a Inglaterra criava receitas com um maior volume de lúpulo e de álcool do que as tradicionais inglesas Pale Ales.
Eles faziam isso porque o lúpulo é um ingrediente que possui propriedades bacteriostáticas e a cerveja precisava suportar o extenso trajeto Inglaterra-Índia para saciar os soldados britânicos que lá estavam.
Foi daí, inclusive, que veio o nome India Pale Ale.
A produção mundial da India Pale Ale
Conforme eu já falei ali em cima na introdução, esse é o estilo mais consumido do mundo. Para se ter uma ideia, os EUA detém o título de país que mais produz cervejas no planeta. Em 2016, 750 milhões de litros de toda essa produção foram de IPA, conforme apontou a Brewers Association. Se parece pouco para você, saiba que este volume corresponde a toda produção anual de cerveja de alguns países como Porto Rico e Marrocos.
Como fazer as melhores harmonizações para IPA
Se você está procurando a melhor harmonização para sua IPA, a dica mais importante é considerar alimentos gordurosos.
A gordura dos alimentos é equilibrada pelo amargor e limpa as papilas gustativas, tornando a degustação da cerveja muito mais gostosa.
Geralmente, no rótulo da sua cerveja artesanal terá algumas dicas de acompanhamentos. Mas casamentos perfeitos são o da IPA com hambúrguer, com pão, carnes vermelhas, costelinhas de porco no molho barbecue, cogumelos e queijos maturados.
Aqui no Sul de Minas, mais especificamente na nossa cidade de Itajubá, existe um prato chamado Pastel de Milho. Com massa de farinha de milho, seu recheio pode ser de carne moída ou queijo e ele é simplesmente maravilhoso. Como é um prato bem gorduroso, fica perfeito quando apreciado com uma IPA artesanal.
Como já era esperado, ela combina muito com os preparos da culinária indiana, como o frango tikka masala que é bem cremoso e pede uma carbonatação mais forte. Se suas receitas levam cardamomo, coentro e curry, também pode apostar na IPA sem medo.
Acesse nosso guia completo de harmonização de cervejas artesanais.
O que não combina com IPA
Uma harmonização bem feita é aquela que tanto a bebida quanto o prato se destacam. Não é correto que o sabor da sua cerveja se sobreponha ao sabor do prato. Por isso, evite alimentos muito leves, como salada de alface americana, vegetais e queijo branco.
Existe um copo ideal para a IPA?
Se você acompanha o nosso blog, já sabe que o copo adequado faz toda diferença na apreciação de uma cerveja artesanal. Mas se é a sua primeira vez por aqui, vou te dar uma colher de chá. O post que te indica o melhor copo para cada estilo é este aqui.
Esse assunto não é frescura. O IPA Glass perfeito é aquele que tem bordas largas. Assim, elas irão permitir a maior volatilização dos aromas.
Compre aqui o copo ideal para sua India Pale Ale
Qual a temperatura ideal para degustar a cerveja?
Não se engane ao achar que deve servir uma IPA “trincando”. Quanto mais complexo for o sabor de sua cerveja e maior for o teor alcoólico, menos o famoso “estupidamente gelado” vai servir.
A temperatura ideal para degustar está em torno de 5º C.
E agora você está morrendo de vontade de tomar a sua? Então, compre a IPA de Minas Gerais na nossa loja virtual e receba em casa.
E como se não bastasse um rótulo delicioso, tem novidade chegando. Fiquem ligados!!