Mel puro: Tipos, Benefícios e Dicas de como diferenciá-lo do adulterado
O mel puro, 100% natural, é um poderoso ingrediente, rico em vitaminas e minerais, e amplamente consumido há mais de 2.500 anos, graças à sua versatilidade em combinar com outros alimentos e benefícios que ele acarreta ao organismo.
Porém, é essencial comprar de uma fonte idônea, pois o mel adulterado, ou misturado com o açúcar, perde todas as suas propriedades medicinais.
Escrevemos esse artigo, portanto, para te apontar tudo que o mel é capaz de fazer pelo seu corpo e te dar dicas de como diferenciar o puro do adulterado, além de querermos te apresentar o mel do Sul de Minas, reconhecido como o melhor do país devido às características climáticas da região.
E então, vamos conferir?
Neste post
Benefícios do Mel puro
Além de contar com muito açúcar e carboidratos e ser uma fonte rápida para reposição de energia, o mel puro ainda conta com vitaminas, proteínas e minerais que trazem muitos benefícios ao organismo.
São eles:
- Fortalecimento do sistema imunológico, principalmente quando combinado com a própolis;
- Equilíbrio da pressão arterial, pela alta quantidade de potássio presente no alimento;
- Ação antioxidante: Diminui a presença de radicais livres, contribuindo para evitar o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como o Alzheimer;
- Melhora o aspecto do cabelo e da pele: Por ser rico em ácidos fenólicos, flavonoides e carotenoides, contribui para a diminuição dos radicais livres e previne o aparecimento de rugas e marcas do envelhecimento;
- Bom para problemas respiratórios e dor de garganta: Algumas bactérias, como a Haemophilus influenzae e a Mycobacterium tuberculosis, são sensíveis à ação antibacteriana do mel. Portanto, esse alimento não tem somente ação curativa, mas, sobretudo, ação preventiva em doenças como sinusites, pneumonia e tuberculose;
- Melhora da flora intestinal, pois contém enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos e, consequentemente, alivia a prisão de ventre;
- Redução do estresse e da insônia: O glicogênio é a reserva de energia utilizada para o normal funcionamento do cérebro e o mel é capaz de produzi-lo no fígado. Essas reservas evitam a liberação de hormônios que causam estresse e insônia.
Além de tudo isso, ele serve para adoçar os alimentos de forma natural e deliciosa.
Seu sabor e aroma, no entanto, variam de acordo com a florada, como veremos a seguir.
Encontre aqui as melhores ofertas de Mel do Sul de Minas.
Variedades do Mel
Como sabemos, em cada época do ano prevalece o aparecimento de uma florada específica. E é o tipo de flor que a abelha usa para coletar o néctar que vai definir o sabor, o aroma e a cor do mel.
Algumas das variações mais conhecidas são:
- Mel Silvestre: É proveniente de diversas flores e, por isso, o mais ingerido no país. Entre os benefícios que falamos acima, ele é mais indicado para quem busca por ações antioxidantes, embelezamento da pele e redução do estresse e da insônia.
- Mel Eucalipto: De sabor mais forte e coloração mais escura, é ideal para o tratamento de doenças respiratórias, intestinais e do trato urinário.
Como combinar o mel com outros alimentos
Você pode não saber, mas a ingestão do mel junto com outros alimentos é mais eficaz do que a ingestão dele separado. Isso porque, a combinação faz extrair mais nutrientes e se engana quem pensa que ele só combina em pratos doces, saladas ou cereais.
A combinação do mel com o leite é ótima antes de dormir, para acalmar e garantir uma noite tranquila e livre de insônias.
Isso é justificado pois, o leite é rico em triptofano, aminoácido que melhora a sensação de bem estar e prepara o corpo para o sono. Já o mel, que também é fonte dessa substância, facilita na absorção da mesma.
Combiná-lo com frutas é recomendável antes da prática de exercícios físicos, a fim de dar mais energia.
Como diferenciar o mel puro do mel adulterado
O mel puro deve ser adquirido através de comércios que prezem por vender méis com registros e selos de inspeção, assim como faz a Lojinha Uai.
Preços são bons indicadores de qualidade, pois enquanto apicultores sérios despendem de todo um tempo e infraestrutura adequada para a produção de méis, falsificadores misturam xarope de frutose ou glicose nos alimentos, o que barateia o processo.
O mel, quando puro, é mais sólido e consistente e, ao descansar uma colher no interior do líquido, ela não afunda.
Ele também não passa pelo processo de filtragem e aquecimento. Portanto, quando o mel é mesmo verdadeiro, ele vai cristalizar.
Para reverter o processo de cristalização, basta aquecer em banho-maria em até 40ºC e jamais no micro-ondas, pois as altas temperaturas são responsáveis pela perda de nutrientes.
Agora que você já conhece todos os benefícios do mel puro, certamente, irá introduzi-lo em sua alimentação.
Caso sua dificuldade seja maior com seus filhos, uma boa dica é brincar com o alimento e apresentá-lo em forma de pirulito de melzinho, como na imagem abaixo:
Para isso, você só vai precisar de algumas tirinhas de mel para enrolar.
Continue acompanhando nosso blog e compartilhe essa dica com todos seus amigos.
Até a próxima!
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.