Pomba do Espírito Santo: Entenda o seu significado
Se você está lendo este texto, é porque é cristão e, com certeza, já repetiu, em algum momento, a frase: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém”. Mas você sabe o motivo da Pomba do Espírito Santo representar a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade?
A representação do Pai e do Filho sob forma humana é fácil de entender, afinal fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Mas por que o Espírito Santo é representado por uma pomba? O que esse animal tem a ver com o alicerce da doutrina católica?
É isso o que nós vamos conferir.
O que significa a Pomba do Espírito Santo?
Como será que surgiu a representação do Espírito Santo sob forma de pomba? Afinal, como se representa um espírito? Temos essa resposta no primeiro livro do Novo Testamento, mais precisamente no Evangelho de Mateus (3,16).
Essa passagem se trata do batismo de Jesus e descreve o a pomba descendo sobre as águas do Rio Jordão. A escrita é essa: “Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus”.
Esse era o sinal esperado por João Batista, para confirmar a santidade do filho de José e que ele era, de fato, Cristo, o salvador. Depois disso, Jesus começou a pregar, cheio do dom do Espírito Santo.
Compre aqui a Imagem em Resina do Divino Pai Eterno e Receba em Casa!
Mas não é só isso. Há ainda outros episódios bíblicos e artes cristãs com essa representação. Como exemplo, posso citar a Anunciação. Junto com Maria e o Anjo Gabriel, a pomba do Espírito Santo também aparece, recordando a pureza do Filho que estava prestes a ser concebido.
Encontre aqui a Imagem de Nossa Senhora Grávida segurando o Espírito Santo.
A pomba é o símbolo da paz
A representação da pomba como sendo o animal símbolo da paz remete aos tempos de Noé. Isso porque ela representou o perdão de Deus no episódio do dilúvio.
Segundo o Livro Gênesis, quando a chuva parou, Noé abriu a janela da arca e soltou uma pomba para procurar por terra seca. Em um primeiro momento, ela voltou sem encontrar lugar para pousar. Da segunda vez, ela voltou com um ramo de oliveira no bico, mostrando que as águas estavam descendo. Já na terceira vez, ela não voltou mais. E, dessa maneira, Noé soube que estava em segurança e que Deus já tinha concebido o perdão.
A partir desse momento, o animal, que já era visto pelos judeus como símbolo de pureza, demonstrou mais uma vez que ganhou o posto de Pomba do Espírito Santo.
E, ao longo de toda a Bíblia, Jesus disse aos seus discípulos para serem pessoas sem malícias, assim como as pombas. Sendo assim, o Espírito Santo não tem maldade e transforma o coração de quem crê em Deus.
Agora a simbologia da Pomba do Espírito Santo fez muito mais sentido para você, não é mesmo? Então, continue navegando pelo nosso blog para descobrir um pouco mais dos aspectos religiosos de Minas Gerais.
Até mais!
*Esse artigo é 100% autoral. É proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Protegido pela Lei de Direitos Autorais nº 9610/98.