Imagem de Santa Luzia, a protetora dos olhos, confeccionada em Resina, material de excelente qualidade, toda esculpida e pintada a mão, rica em detalhes minimalistas. O material é muito mais durável e resistente se comparado às imagens de gesso. Ela pode ser exposta a agentes externos, como o sol e a poeira, sem desbotar e nem perder sua coloração original. Além disso, ela pode ser lavada que a tinta não sai.
Dimensões aproximadas: 15 cm de altura x 5 cm de largura
Conheça a história da Santa Luzia e saiba o significado da Imagem:
Luzia nasceu no ano de 280, na cidade de Siracusa, Itália. Seus pais eram nobres e cristãos. Apesar do seu pai ter falecido quando ainda era muito pequena, sua mãe, Eutíquia, a educou na fé cristã, sempre lhe falando sobre Jesus Cristo e amor ao próximo. A mãe, no entanto, era muito doente e sofria de uma forte hemorragia há anos e nenhum médico conseguia curá-la. Luzia, então, teve a idéia de levar sua mãe à Catania, cidade onde está o túmulo de Santa Agata. Luzia sentia que se sua mãe colocasse a mão no túmulo de Santa Agata, ficaria curada.
Muito fraca e doente, mas crendo na convicção da filha, a mãe aceitou. Quando ela seguiu em direção ao túmulo, Santa Ágata apareceu para Luzia e lhe disse: "Luzia, minha irmã, porque pedes a mim o que você mesma pode conseguir para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade de Catanha foi beatificada por mim, assim também por seu meio, será salva a cidade de Siracusa". Então, Luzia disse à mãe: "Pela intercessão de Santa Ágata, Jesus te curou". Nesse momento, sua mãe sentiu que as forças lhe voltavam ao corpo e ficou curada.
A jovem Luzia, tocada pela graça, decidiu consagrar sua vida a Deus e fazer voto de castidade e fidelidade a Jesus. Além disso, ela iria entregar sua fortuna, recebida como dote de casamento, para os pobres. Porém, o pretendente de Luzia não aceitou a decisão de sua amada e a denunciou ao Governador Pascásio. Naquela época, o imperador Diocleciano tinha emitido um decreto autorizando punição exemplar para os cristãos e Luzia foi, então, julgada, condenada e levada e um prostíbulo. Porém, nem dez homens juntos não conseguiram levantar Santa Luzia do chão. O governador, furioso, mandou matá-la ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre ela resina e azeite fervendo, mas nada aconteceu. Então, continuando o martírio, decidiram por arrancar os olhos da jovem. Porém, quando estes foram extraídos, outros olhos mais lindos ainda nasceram no mesmo instante em seu rosto.
Na imagem podemos ver a bandeja com os olhos representando a fidelidade que a Santa tinha à Jesus Cristo. Sua túnica vermelha simboliza o martírio da santa. A fita amarela, em detalhe na túnica, simboliza a vitória de Santa Luzia, sob a proteção de Deus, sobre a corrupção humana e o pecado. Já o verde é a cor das plantas vivas e representa a esperança e o triunfo da vida sobre a morte.